MVC

TV terá controle por voz e movimentos..

Boa tarde..

Segundo o post “LG vai lançar controle de TV com reconhecimento de movimento e voz“, do TechTudo, >O o controle Magic Motion tem previsão de chegada ao mercado para o primeiro trimestre de 2012, e será compatível com os futuros lançamentos da empresa na linha 3D Smart TV. O objetivo do periférico é simplificar o controle das principais funções da TV, utilizando o controle de gestos e o reconhecimento de voz para troca de canais, controle de volume, ligar e desligar a TV e controle de recursos e especificações técnicas.

Os recursos de reconhecimento de voz e gestos também poderão ser utilizados para, por exemplo, fazer a busca de eventos nos canais disponíveis. Na prática, o seu “zapear de canais” vai se transformar em um simples comando de voz. Quando você falar a palavra-chave, o canal é mudado automaticamente. Ao encontrar o programa desejado, é só utilizar o controle remoto para confirmar a escolha.

Além disso, o usuário pode acionar o recurso de busca de vídeos fazendo a letra “V” diante da TV, e acionar o recurso 3D através de um simples botão. Outra característica importante é que esse novo controle da LG não possui aquela infinidade de botões, que acabam afastando os usuários mais idosos, ou aquelas pessoas que não gostam de ler o manual de instruções do produto. Ele vem com os botões essenciais e a “wheel”, um disco de seleção no estilo da Click Wheel dos modelos clássicos do iPod. Ao todo, são menos de 10 teclas físicas no controle.

—————

Animal…

Att.
Ricardo

Artigo discute futuro dos PND´s - Personal Navigation Device

Boa noite…

A Info publicou um texto (O futuro do GPS) muito interessante discutindo o futuro de empresas líderes no mercado de PND´s, aqueles aparelhos GPS usados principalmente em carros para facilitar nosso senso de direção em grandes cidades.

Leiam o texto na íntegra. Porém, queria falar sobre alguns parágrafos que gostei muito:

* o sistema de GPS (Global Position System) está presente hoje em aproximadamente 204 milhões de aparelhos.

Por imposição dos militares do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a quem pertence a rede de 24 satélites geoestacionários que giram em torno da Terra, o sistema de GPS era propositalmente impreciso por razões de segurança. Há uma década, os sinais chegavam a um dispositivo de navegação com até 100 metros de imprecisão.

Mesmo sob forte competição dos celulares, TomTom e Garmin parecem longe de virar dinossauros a caminho da extinção. As duas grandes fabricantes de aparelhos de geolocalização estão se mexendo para reinventar esse mercado. Elas começaram a fornecer mapas e informações para as fabricantes de smartphones e agora avançam sobre um filão ainda mais lucrativo, o da navegação embarcada. Hoje, 41 milhões de veículos saem de fábrica com GPS instalado no painel. Em cinco anos, o Gartner estima que esse número chegará a 189 milhões. “Fechamos parcerias com a francesa Renault, a italiana Fiat e a japonesa Mazda. E isso é só o começo”, diz Goddijn, ao anunciar os planos da TomTom no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro.

Há ainda novos nichos em que os fabricantes investem. Em abril deste ano, de olho nos corredores de rua, a TomTom lançou o Nike+SportWatch GPS em associação com a fabricante de material esportivo. Feito para ser usado no pulso, o GPS tem comunicação com sensores instalados no tênis e mostra dados como a localização do atleta, o tempo percorrido, as calorias gastas no percurso. Um nicho certamente rentável.

“As pessoas podem até tirar fotografias com seus tablets e smartphones, mas continuam comprando câmeras sofisticadas”, disse a INFO o holandês Richard Piekaar, diretor de relações com investidores da TomTom. “Mais fáceis de serem instalados nos carros, com telas maiores e controle de voz, os PNDs ainda resistirão por muito tempo como máquinas amigáveis para indicar rotas.” Com a providencial ajuda dos satélites que orbitam a Terra, parece mesmo haver ainda boas oportunidades para empresas que se dedicam a entender onde se está e para onde se quer ir.

——————————-

Oque você, leitor, achou desta análise. Eu, pessoalmente, acho que as empresas TomTom e Garmin ainda tem muito chão pela frente, fazendo exatamente oque estão fazendo, ou seja, diversificando seus serviços e pegando carona na convergência tecnológica. Porém, os PND´s como conhecemos hoje, estes estão marcados para serem pré-história.

Att.
Ricardo

Algumas empresas já estão preparando a aquisição da RIM

Boa tarde..

Microsoft e Nokia têm conversado com a Research In Motion (RIM) sobre uma possível compra da empresa canadense que fabrica o Blackberry. As informações são do Wall Street Journal.

As negociações se iniciaram há alguns meses, mas a questão não é simples. A RIM passa por um mau momento, com suas ações em queda livre. Nesta terça, 20, o valor da ação chegou a seu patamar mais baixo em oito anos, custando US$ 12,52.

A Research in Motion também recusou abordagens sobre uma possível aquisição pela Amazon.com. A megastore virtual chegou a contratar um banco de investimentos, em meados do ano, para estudar uma possível fusão com a RIM, mas não apresentou oferta formal, disse uma das fontes. Não se sabe se as conversações informais entre Amazon e RIM chegaram a valores

Fonte: Link Estadão.

Att.
Ricardo

Artigos na Mobile Magazine

Bom dia..

Gostaria de convidar vocês a lerem meus artigos que saíram na última edição da Mobile Magazine (39º):

Utilizando sons e imagens em aplicações Android: O artigo mostra uma parcela pequena da API de mídia do Android utilizando dois exemplos. O primeiro é um aplicativo de streaming de mídia, que pode ser facilmente transformado em uma aplicação completa para rádios. O segundo exemplo mostra um álbum de fotos capturadas e persistidas pela própria aplicação. Este artigo pode ser utilizado por programadores iniciantes na tecnologia Android, que visam tornar mais atrativo suas aplicações a partir de recursos multimídias.



Trabalhando com dados multimídia em aplicações CLDC/MIDP com Java ME: Este artigo apresenta a utilização de dados multimídia em aplicações Java ME. Para exemplificar estes recursos, são utilizados imagens simples e dinâmicas, execução de sons nativos do aparelho celular e sons de arquivos, e por fim, reprodução de arquivos de vídeo e animação. Em alguns momentos, a Mobile Media API foi utilizada.

Boa leitura.

Att.
Ricardo

Android terá suporte a GPS E GLONASS

Bom dia..

No dia 15/12/2011, a Qualcomm revelou que os smartphone com seu processador Snapdragon agora são capazes de acessar duas redes de satélite. A maioria dos dispositivos Android fornecer acesso ao Sistema de Posicionamento Global (GPS), que é uma rede de 27 satélites, mas há uma segunda rede de 24 satélites operados pelo governo russo e por parte das Forças Espaciais da Rússia chamado de Global Navigation Satellite System (GLONASS).

Os dispositivos equipados com o processador Snapdragon podem agora acessar ambas as redes, o que Rob Qualcomm Chandhok se refere como um sistema de localização “dual-core”.

A Qualcomm anunciou que qualquer dispositivo com um processador Snapdragon S2, S3 e S4 será capaz de acessar ambas as redes de satélites, mas o recurso deve ser habilitado pela operadora em cada dispositivo específico. Segundo a Qualcomm, o Samsung Galaxy S II em T-Mobile terá este recurso, e logo outros smartphone farão parte de lista nas próximas semanas.

Ter acesso ao GPS e GLONASS pode oferecer vida útil maior a bateria, melhor confiabilidade, precisão, e localização mais rápida. Usando as duas redes deve realmente vir a calhar em densas áreas urbanas, onde pode ser difícil conseguir sinal de satelites.

Fonte: Inforlogia.
—————–

Sensacional…

Att.
Ricardo

RIM anuncia atraso do QNX e piora sua situação…

Boa noite..

Um atraso de meses do novo sistema BlackBerry da Research in Motion e um sombrio relatório trimestral fizeram as ações da RIM despencarem novamente nesta sexta-feira e levou alguns analistas a considerar a morte da fabricante de dispositivos móveis que um dia definiu a indústria.

O atraso, combinado com uma perspectiva de um desempenho sombrio emitido junto com os resultados trimestrais deu início a uma nova discussão sobre a quebra da gigante canadense de tecnologia, que tem se debatido contra competidores ágeis que lhe tomam sua participação de mercado.

“A RIM confirmou que o smartphone BlackBerry 10 será adiado até o final de 2012. Isso pode ser o fim para a marca BlackBerry“, escreveram em uma nota para clientes analistas da corretora canadense National Bank Financial.

BlackBerry 10 é o nome que a empresa deu ao aos telefones QNX, que a RIM esperava inicialmente para o primeiro trimestre. Nesta sexta-feira, o atraso levou várias corretoras a cortar seus preços-alvo e ratings e as ações da RIM caíram mais de 12 por cento.

Fonte: Ig.

A coisa está feia para a RIM..

Att.
Ricardo

Google faz retrospectiva de 2011 de forma brilhante e emocionante

Boa noite..

Vocês precisam ver o filme chamado Zeitgeist 2011, uma retrospectiva emocionante do ano de 2011 feita pelo Google. Apesar do marketing básico, a produção foi brilhante.



Encontrei o vídeo no TecMundo.

Att.
Ricardo

iPad domina mercado com folga

Boa noite..

Apesar do Android liderar o mercado como um todo, quando falamos somente de Tablet, a plataforma da Apple ainda é soberana:

Pesquisas feitas pela IDC divulgaram como foram as vendas de tablets no terceiro semestre de 2011. Em relação a participação de mercado, o iPad ficou em primeiro lugar com 61,5%, totalizando 11,1 milhões de unidades vendidas.

Em segundo lugar ficou a fabricante Samsung com 5,6%, seguida da HP com 5%, Barnes & Noble com 4,5% e ASUS com 4%. Assim, somando as participações de mercado dos tablets com sistema operacional Android, a Google obtém 32,4% de participação de mercado, tendo ainda participação inferior ao seu principal concorrente.

Para o último semestre do ano a empresa prevê um aumento da participação do Android, e conseqüentemente uma queda do iPad, tendo o aumento de vendas do Kindle Fira como causa.

Fonte: MobilePedia.

Att.
Ricardo

Android não tem mais apelo entre os jovens

Boa tarde..

Achou a afirmação estranha? Eu também achei. Mas para Niels Munksgaard, diretor de produto e marketing da finlandesa Nokia, ela é verdadeira.

Segundo o diretor: “O que eu vejo é que os mais jovens sempre estão por aí com seus iPhones. Todo mundo tem um iPhone. (…) Mas muitos não estão felizes com a complexidade do Android e sua falta de segurança. Então vemos um número crescente de jovens que querem ter a mais nova tecnologia estão voltando a usar a plataforma Windows em seus smartphones”.

Descobri isso no Tecnoblog.

Att.
Ricardo

Facebook cria programa anti-suicídio

Bom dia..

O Facebook anunciou a implantação de um programa para a prevenção de suicídios. Por meio do serviço de bate-papo da ferramenta, usuários com tendência ao ato poderão conversar com conselheiros prontos para prestar atendimento.

O serviço vai funcionar da seguinte maneira: se algum usuário publicar uma mensagem que indique tendências suicidas, um amigo poderá denunciá-lo ao Facebook por meio da Central de Ajuda do site. Na sequência, o Facebook irá enviar uma mensagem para a pessoa a encorajando a entrar em contato com os serviços de ajuda.

Veja mais detalhes sobre o programa no site da Info Exame.

Att.
Ricardo