MVC

Nokia: distribuição de sinais de TV Aberta, em HD

Bom dia..

Nokia Siemens desenvolve no Brasil solução de IPTV de baixo custo para condomínios: Batizada de FlexiMultiPlay, a solução foi desenvolvida no país com recursos da Finep e da própria NSN. No protótipo apresentado pela primeira vez na Futurecom, a Nokia Siemens demonstrava a distribuição de sinais de TV digital aberta, em HD.

Outra característica que aproxima a solução da Nokia Siemens da TV aberta é o fato dela estar toda preparada para rodar os conteúdos interativos Ginga da TV aberta, por meio da rede IP. Mas existe a possibilidade de se acrescentar a oferta de vídeo sob-demanda na solução.

Fonte: Teletime, via TVDI.

Status do Mobile nas empresas..

Boa tarde..

Queria indicar a leitura do ótimo texto: “Faltam estratégias às empresas no segmento móvel“.

Vejam estes dois parágrafos:

Praticamente um terço das empresas não têm um único executivo ocupado do planejamento da atuação mobile, ao passo que 46% dos funcionários entrevistados acham que deveria haver alguém exclusivamente voltado para tal segmento.

A pesquisa mostra, também, que 70% das companhias pretendem aumentar o orçamento já existente para ações em dispositivos móveis; e 25% chegam a projetar orçamentos 100 ou 200% mais altos que os atuais.

——————–

No mínimo interessante..

Att.
Ricardo

Adobe AIR 2.5: Tablet, TV e Smartphone

Boa tarde..

Olhem esta notícia que interessante:

Adobe lança ferramenta de desenvolvimento para tablets e TVs: AIR 2.5 será utilizada para criar aplicativos para equipamentos como o PlayBook, da RIM, televisores da Samsung e smatphones com Android

A Adobe lançou hoje (25/10), durante o evento Adobe MAX (conferência mundial para desenvolvedores promovida pela empresa em Los Angeles, nos EUA) a ferramenta Adobe AIR 2.5, software para a criação de aplicativos para tablets, smartphones e aparelhos de TV. A novidade foi apresentada pelo CTO da empresa, Kevin Lynch, que destacou a necessidade de desenvolver conteúdo para os vários formatos de tela disponíveis.

O AIR faz parte da plataforma Flash e, com a nova versão, permite o desenvolvimento de aplicativos para equipamentos como o novo tablet da RIM, o PlayBook, além de aparelhos que usem sistemas operacionais como Android e iOS, ou mesmo desktops com Windows, Mac OS ou Linux.

Fonte: IDGNOW.

:(.. Mais uma plataforma pra estudar..

Att.
Ricardo

Windows Phone 7: Boas novas..

Boa tarde..

O GizModo Brasil, uma importante e respeitada fonte de informações divulgou um review do Windows Phone 7.

Leiam a matéria, o GizModo encheu a bola do Phone 7. O jeito é ficar de olho nos próximos meses como o mercado se comporta.

Att.
Ricardo

III Oficina em Televisão Digital Interativa

Bom dia..

Recebi um email do Grupo de Pesquisa da TV Digital Interativa (GPTVDi) avisando sobre a III Oficina em Televisão Digital Interativa. Vou transcrever aqui:

O Projeto Estação-Escola de Televisão Digital – VirtuaLabTV do Laboratório de Aplicação em Vídeo Digital da UFPB promove a III
Oficina em Televisão Digital Interativa nos dias 28 e 29 de outubro em Fortaleza-CE. Nesta terceira edição, a Oficina conta com a parceria do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza (Unifor). A III Oficina TVDI apresenta como temática a produção de roteiros interativos.

Na programação terá espaço para exposição e discussão das recentes experiências dos parceiros consorciados ao projeto EETVD/VirtuaLabTV no desenvolvimento de conteúdo audiovisual interativo. O objetivo desse evento é estimular a discussão sobre roteirização e produção interativa e buscar um mapeamento de um processo de produção audiovisual para TVDI. A Oficina acontecerá no Auditório A4 Bloco A do Centro de Ciências Tecnológicas do Campus da Unifor que é localizado na Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza-CE.

——————–

Fica a dica e o convite..

Att.
Ricardo

Iniciando no desenvolvimento com java me

Bom dia..

O JavaMovel publicou um artigo chamado “Iniciando no desenvolvimento com java me“.

Parabéns ao Rodolfo e a Lais..

Att.
Ricardo

Android em Lava Roupas e Microondas? Sim, é possível..

Boa noite..

Vejam estes vídeos:

Android na Lava Roupas:


Android em Microondas:


—————————–

Ambos utilizam Touch Revolution.

Sensacional… Vocês já imaginaram essa idéia em todos eletrodomésticos da casa? Domótica total..

Att.
Ricardo

Resenha Livro: A Estrada

Boa tarde..

A resenha desta vez é sobre o livro “A Estrada”, de Cormac McCarthy, publicado pela editora Alfaguara.



Primeiro vou transcrever aqui o conteúdo da contra capa do livro:


Um pai e seu filho caminham solitários em um mundo pós-apocalíptico. Estão fracos, o inverno se aproxima, e o pai acha que a única chance de sobrevivência é seguirem pelas estradas remanescentes em direção à costa, apesar de não terem idéia do que irão encontrar ao chegar lá.

Eles não possuem praticamente nada. Apenas alguns cobertores poluídos, um carrinho de compras com alimentos escassos e um revólver com poucas balas, para se defenderem dos violentos assassinos que vagam pelo mesmo caminho.

Mas “A Estrada” é muito mais do que um relato apocalíptico. É a profunda e comovente história de um pai e seu filho, “cada um o mundo inteiro do outro”, e a jornada que empreendem em busca da salvação.


—————————————-

Esta obra de arte é fantástica, não me lembro de ter viajado tanto lendo um livro. O texto é escrito de uma maneira envolvente e angustiante, prendendo o leitor do início ao fim. Confesso que não gostei do fechamento da história, mas mesmo assim não tirou nem um pouco do brilho deste livro impressionante.

Além disso, o livro faz o leitor refletir sobre a vida como um todo, sobre oque temos hoje, oque estamos fazendo com o que nos foi dado e sobre como agiriamos estando na situação do homem do livro.

A obra me fez lembrar a seguinte frase: “Queremos deixar um mundo melhor para nossos filhos. Porque não deixamos filhos melhores para o mundo?”.

Recomento e muito a leitura de “A Estrada”.

Mais alguém leu? Oque acharam?

Att.
Ricardo

Resenha Livro: TV Digital: Qualidade e Interatividade

Bom dia..

Acabei de ler o livro “TV Digital: Qualidade e Interatividade”, um conjunto de 12 textos de diversos autores sobre a TV Digital Brasileira.

O livro é muito bom porque você pode escolher um trecho do livro e ler a qualquer momento, ou ainda, estudra somente a TV Digital focada no assunto que você procura: modelo de negócio, middleware, infraestrutura, etc.

Depois de ler o livro anotei alguns parágrafos que me chamaram a atenção.

… características da televisão aberta brasileira, que chega gratuitamente a mais de 90% dos lares brasileiros… Realmente a TV é o meio com maior penetração no Brasil, com a TV Digital isso tem implicações gigantescas em quase todos os ramos de atividade.

Pra reforçar oque comentei acima: “o Brasil é um país com uma área geográfica continental e com uma abrangente televisão aberta e gratuita, que agrada muito a toda a população. A união desses dois fatores leva a um enorme mercado potencial para
transmissores de TV”.

Uma curiosidade: “Até meados da década de 70, no sul de Minas Gerais, os sinais de televisão eram de São Paulo. Nas eleições, muitos mineiros votavam em candidatos de São Paulo.”

Este parágrafo abaixo selecionei porque define exatamente oque penso: “interatividade, portabilidade e concetividade. Conceitos que suportador por softwares são “vida” a tela da TV Digital”. Ou seja, para mim, a TV Digital não é importante pela qualidade de som e imagem, mas sim por conseguir dar “vida” a TV e transformar o comportamento passivo do telespectador, que perdura por anos.

Mais uma pequena estatística: Presente em 99% do território brasileiro e em mais de 95% dos domicílios.

——————————-

Bem, gostei do livro e recomendo a leitura.

Att.
Ricardo

Vagas para Mini-Curso Android no FITE encerradas…

Boa madrugada..

Pessoal, as vagas para o mini-curso de Android que acontecerão no FITE - Feira de Inovação, Tecnologia e Empreenderismo, estão encerradas.

Para constar, as aulas acontecem dia 28/10/2010, na IFBA/Campus Camaçari.

Isso tem o lado bom.. porque o pessoal está interessado em mobilidade e Android. Mas tem a parte ruim, que pode impedir futuros interessados de participarem das aulas.

Bem, nos vemos lá :).

Att.
Ricardo