DotNet4

Windows Mobil e Windows 95. Hã? Windows 95?

Boa tarde..

O blog Mobideia publicou um post surreal, chamado “Já imaginou seu celular rodando o Windows 95 ou windows 3.1?“. Segundo o blog, o feito foi possível graças à versão para Symbian do DOSBox, um emulador do antigo DOS. A partir dele, Marcin-PRV conseguiu colocar as versões dos sistemas nos modelos N95, N85 e N82. Embora o desempenho deixe a desejar é uma façanha e tanto, sendo de especial interesse para pesquisadores de sistemas emulados.

O blog contém os links originais:
Hack a Day
Gek

Isso que é NERD.. hahaha

Att.
Ping

Microsoft Tag

Boa tarde..

Há alguns dias atrás publiquei o post “QRCode não é o único..“, falando sobre os códigos bidimensionais, onde, o exemplo mais famoso é o QR-code. Pois bem, agora temos mais uma opção. Acabo de ler o post “Microsoft Tag para S60” no blog NPossibilidades.

Veja um trecho do post:


Códigos bidimensionaisA Microsoft lançou sua própria versão de código de barras em 2D. Este tipo de código de barras bidimensionais é muito utilizado para distribuir, de forma diferente, itens como endereços de sites, textos e telefones. O mais comun de todos eles é o QR Code, em segundo o DATAMATRIX.

O novo padrão, chamado Microsoft Tag, é visualmente diferente pois apresenta triângulos coloridos ao invés dos pontos pretos dos outros padrões.

A Microsoft lançou também um aplicativo para aparelhos com Symbian S60. Para baixá-lo é só acessar o endereço http://gettag.mobi (de preferência pelo navegador do celular). Quem quiser pode ainda criar seus próprios Tags através do site Microsoft Tag.

Esse parece ser o ano dos códigos bidimensionais.. Lembrando, essa tecnologia é utilizada pra quase tudo no Japão.

Att.
Ping

Crescimento do Mobile Marketing

Boa tarde..

O blog MobilePedia divulgou um artigo muito bom chamado “Mobile Marketing tem crescimento“. Nele tem dados estatísticos sobre o crescimento do Mobile Marketing, como mostrados neste parágrafos:


O mobile marketing teve um crescimento de 45,92% e recebeu um investimento de R$ 748 milhões no último ano, segundo dados divulgados no 1º Encontro de Mobile Marketing, realizado pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) na quinta-feira (12), em São Paulo (SP).

No encontro, Paulo Castro, membro do conselho consultivo do IAB, apontou que do total de 43,1 milhões de brasileiros conectados à internet, 20,4 milhões têm acesso à banda larga. “O crescimento da conectividade por parte das classes C e D é responsável por este aumento”, disse Castro. Os dados referentes a 2008 serão divulgados em março, mas Castro adianta que houve um crescimento de 40% (que equivale a 45 milhões) no número de pessoas conectadas.


Continue a leitura do texto completo..

Att.
Ping

Mobile Money for the Unbanked (MMU)

Boa Tarde..

Vejam que interessante o post “Fundação de Bill Gates incentiva serviços bancários via celular” do IDG Now. Como sempre, indico a leitura de todo texto, porém, selecionei alguns parágrafos:


A Fundação Bill e Melinda Gates e a GSM Association (GSMA) anunciaram durante o Mobile World Congress um programa que vai facilitar o acesso a serviços financeiros via celular.

O Mobile Money for the Unbanked (MMU) é voltado para a população de países em desenvolvimento e recebeu subsídio de 12,5 milhões de dólares da entidade filantrópica de Bill Gates. Ele torna serviços de bancos, instituições microfinanceiras, governos e organizações de desenvolvimento acessíveis às pessoas sem conta bancária.

O programa MMU apoiará cerca de 20 projetos em países em desenvolvimento na Ásia, África e América Latina com a meta de atingir 20 milhões de pessoas que não tenham contas bancárias com os serviços financeiros móveis até 2012.

Interessante.. é um gás no M-Commerce, M-Banking e Mobile Payment..

Att.
Ping

Notebooks Nokia

Boa tarde..

Não pense que houve um erro de digitação, é apenas o novo rumor nas rodinhas de nerds :). Por exemplo, veja este link. Um dos parágrafos do post “Fancy a Nokia Notebook” diz que, Nokia likes to call its high-end smartphones “multimedia computers”, a term we’ve never really taken a liking to. But a few years from now, we may finally see something from the company that will qualify for that title. In a recent interview, Nokia’s CEO Olli-Pekka Kallasvuo confirmed that the mobile phone giant is considering putting the Symbian OS in laptops.

É só dar uma procurada no google para ver vários outros comentários a respeito desse “fofoca”.

Agora, a pergunta, o notebook seria um Symbian Desktop?

Att.
Ping

Tiraram as palavras da minha boca..

Boa tarde..

O site Terra de Tecnologia publicou uma matéria que sintetiza o meu sentimento atual: “Rivalidade de plataformas atrasa convergência de celulares“.

Veja estes parágrafos em especial:
Symbios, iPhone OS, Android, Windows Phone ou WebOS? Para o consumidor final, em tese faria pouca diferença qual é o sistema operacional usado no seu celular. Mas, na prática, esse amontoado de teconologias concorrentes complica sua capacidade de interagir com outros usuários.

A corrida para levar à telefonia móvel os mesmos recursos multimídia da internet criou um cenário de competição onde a cada dia as empresas gastam milhões desenvolvendo novas plataformas, sem que isso acarrete em benefício direto aos clientes. Essa situação foi um dos temas mais relevantes discutidos durante toda a semana no GSMA Mobile World Congress, o maior evento mundial do mercado de celulares, que destacou a importância estratégica da indústria em promover a convergência de plataformas o mais rapidamente possível.


Essa é a chave, convergências das plataformas o mais breve possível. Principalmente os desenvolvedores, sabem das dificuldades impostas peal falta de padronizaçaõ de sistema operacional, plataforma, linguagem de programação, formato de arquivos e mídias, dentre outros. Nesta hora lembro de uma tese que ouvi uma vez: o Linux só não bate o Windows por causa de sua granularidade, ou seja, o Windows tem só algumas versões, o Linux tem várias distribuições. Será que isso não é oque falta para a computação móvel deslanchar de vez, como vem sendo prometido a vários anos.

Att.
Ping

Post JMEBrasil.

Boa tarde..

O blog jmeBrasil publicou um interessante post chamado “Documento de APIs“, passando o link de um documento PDF com uma listagem de devices Java ME-Enabled e suas respectivas Apis.

Att.
Ping

Operadora trará Android para Brasil

Boa noite..

Vejam a excelente notícia que acabo de ler: “Operadora firma termo para trazer celular do Google ao Brasil: Acordo entre a fabricante HTC e a TIM deve trazer smartphone com Android ao mercado brasileiro“. O texto foi publicado no ClicRBS Tecnologia. Vejam parte do texto:


A chegada ao Brasil de um telefone celular com plataforma Android, desenvolvida pelo Google, está mais próxima. A operadora TIM informou ter firmado um termo de compromisso com a empresa chinesa Huawei Technologies para lançar no mercado nacional um aparelho com o novo sistema operacional.

O primeiro celular com esse software foi fabricado pela HTC, de Taiwan, e vendido pela operadora T-Mobile dos Estados Unidos desde o ano passado. A Telefônica anunciou neste mês o início das vendas do mesmo modelo da HTC na Espanha, por € 199.


E-X-C-E-L-E-N-T-E notícia..

Att.
Ping

J2ME Google Maps API

Boa noite..

Através de um post do blog Mobits tomei conhecimento do artigo “J2ME Google Maps API“, publicado no forum Nokia. Esse texto mostra como é possível publicar um mapa direto do Google Maps para seu aplicativo Java ME. Muito interessante..

Vale muito a pena..

Att.
Ping

Mais um nodo ativo no mundo?

Boa tarde..

O blog Update or Die divulgou a foto e uma pequena descrição do relógio-celular que será lançado pela LG. Abaixo, veja a imagem e o texto retirados do site:

Embora até agora fosse apenas um sonho, a LG acaba de anunciar uma data para o lançamento na Inglaterra do “relógio-celular”. Ele permite acesso à internet, portanto poderemos checar os emails de onde estivermos. Tem bluetooth, total touch screen, e não precisa de headset, porque ele já vem com microfone embutido. O G910 ainda não tem o preço divulgado.



Eu gostei da idéia.. ter um relógio com capacidade de processamento e armazenamento de informações poderia ser bem útil. Por exemplo, as mulheres as vezes não respondem as ligações porque o celular está perdido no meio de suas bolsas. Ou ainda, ficar levando um celular na mao é incomodo, levar no bolso das calças também atrapalha as vezes. Eu compraria o G910.

Att.
Ping