DotNet4

Falando em aposta.. GPS, LBS, GPS, LBS

Boa tarde..

Como relatei no post anterior, o Mobile Payment dá amostras de que realmente vai emplacar no Brasil, em outros países já é algo normal. Porém, além deste conceito, os sistemas LBSs também vem ganhando destaque. Um exemplo é a revista Teletime do mês de Março de 2008, sua reportagem de capa é “A Cidade na Palma da Mão: venda de dispositivos de navegação deve quadruplicar em 2008 e ameaça serviços de localização das opradoras celulares”. Além de falar sobre o aumento de vendas dos PNDs (Personal Navigation Devices) o texto fala: Há cada vez mais modelos de celulares com GPS embutido disponíveis no mercado. A Nokia afirma que venderá 30 milhões de aparelhos com o sistema de posicionamento global. Posteriormente, o autor cita que está acontecendo uma convergência entre o mundo dos navegadores pessoais e dos celulares. Isso fica claro quando se vê que a Mio, tradicional fabricante de PNDs, agora também produz alguns modelos de celulares com GPS. No final da matéria são relatadas as ações de LBS que as operadoras brasileiras de telefonia estão tomando.

O importante é.. minha tese de que o telefone celular vai desaparecer tá se concretizando. Logo ele vai ter que ser chamado de outra coisa, pois o bichinho tá virando um canivete suiço. Só falta ele lavar roupa e fazer café.

Att.
Ping

Esse é o momento de pegar a onda.. Mobile Payment

Boa tarde…

Depois de ler a reportagem de capa do Diário do Comércio (caderno de tecnologia) “Esqueça a carteira e saque o celular” fiquei com uma certeza, essa é a hora de investimentos nessa área, tanto para empresas como programadores. E o número de projetos pilotos que já estão em funcionamento é surpreendente, confesso que fiquei um pouco atordoado. Mas é isso aí.. logo iremos à padaria da esquina e ouviremos a seguinte pergunta: dinheiro, cartão ou celular?

Att.
Ping

MIDP sem interface gráfica…

Boa tarde…

Alguém já ouviu falar da JSR 228? Ou, seu nome mais formal “JSR 228 - Information Module Profile - Next Gen (IMP-NG)”? Confesso que já tinha visto algo sobre a IMP mas nunca me interessei, mas quando li um resumo bem sucinto dizendo que a IMP é uma MIDP sem interface gráfica fiquei curioso.

Minha primeira leitura foi no JavaFree, e vi que a IMP é similar ao Mobile Information Device Profile (MIDP) versão 2.0, mas não provê as capacidades de display gráfico requeridas pelo MIDP 2.0. Posteriormente encontrei o texto “Deploying IMPlets based on Mimer SQL and Nokia 12 SDK “, que diz: Recently, a subset of MIDP has been approved, named IMP (Information Module Profile). The main difference between MIDP and IMP is that the MIDP specification includes human user interface features, while IMP doesn’t. IMP does not need a human user interface since its target environment is a standalone device, mainly communicating machine to machine (m2m). Neste link também encontrei o seguinte parágrafo: One device that implements IMP is the Nokia 12, which features a persistent storage of 1 MB and a RAM of 256 kb. Another one is the Siemens TC45 that features a persistent storage of 300 kb and a RAM of 128 kb.

Pra finalizar, encontrei um texto da própria Sun: The Information Module Profile (IMP) is a strict subset of the MIDP 1.0 specification. The primary difference is that IMP removes MIDP’s display and input mechanisms - in other words, the javax.microedition.lcdui package is gone. Instead, IMP devices must provide their own implementation-specific classes to handle any interaction with the user they need. For example, a device with a set of external lights may provide an API to turn individual lights on or off. User-interface classes are not required - if there’s no interaction with the user, there’s no need for any UI support. (Note, however, that if a device is capable of supporting the MIDP UI classes, the application must use MIDP rather than IMP.)

IMP supports all the other features of MIDP 1.0, including the Record Management System (RMS), HTTP connectivity, and timers. The MIDlet application model is also supported, although the IMP specification refers to compliant applications as IMlets (pronounced to rhyme with “gimlets”), for consistency with the profile name. An IMlet is really just a MIDlet, though: An IMlet’s main class extends javax.microedition.midlet.MIDlet. One or more IMlets are packaged together in an IMlet suite. The IMlet application descriptor and the manifest use property names starting with MIDlet-. An IMlet can be run unchanged on a MIDP device, providing the device supports the device-specific classes or optional packages the IMlet requires.


Pow, não sei vocês, mas eu aposto que a IMP vai possibilitar a criação de inúmeras soluções que antes não eram viáveis. Com a expansão dos PNDs (Personal Navigation Devices) e dos LBSs (GPS) o céu é o limite.

Att.
Ping

Reafirmando.. Curso de Java ME

Bom dia..

Olá pessoal.. só queria reafirmar o convite para o curso de Java ME qu estou tentando ministrar em SP.. o link descrevendo o curso e o funcionamento está aqui.

Att.
Ping

Filtrando o portal Terra…

Bom dia..

Pra descançar a cabeça resolvi dar uma olhada nas notícias do Terra.. e encontrei três delas que julguei interessantes:

Dream será o primeiro celular com o software Android:”. O primeiro celular com o Android, o software desenvolvido em parceria pelo Google e outras companhias para facilitar o acesso de celulares à Internet, se chamará “Dream” e será fabricado pela HTC, afirmaram hoje diversos meios de comunicação dos EUA. Pena que não encontrei até agora a data certa do lançamento, mas é uma ótima notícia. Isso confirma oque alguns especialistas afirmam, que Android e o SDK do iPhone podem abrir espaço para novos postos de trabalho.

Novo chip permitirá recarga com o calor do corpo:”. Cientistas do MIT e da firma Texas Instruments afirmaram ter criado um chip que funciona em baixa voltagem, economizando até dez vezes mais energia que os outros chips atualmente no mercado. Segundo o site The Inquirer, o consumo de energia da peça é tão baixo que acredita-se que dispositivos que a utilizarem poderão ser recarregados pelo calor do corpo. Todo mundo está esperando uma bateria assim.. :).

Att.
Ping

Reféns de internet já tem cura

Bom dia…

NO post anterior falei do Jornal do Comércio e do caderno Cidades, bem, também neste jornal encontrei a matéria “Reféns da Internet terão tratamento gratuito no HC”. Queria colocar alguns pontos interessantes:

* O Hospital das clínicas fica a duas quadras de onde eu moro. Qualquer coisa to pertinho
* Tirando a brincadeira, é impressionante saber que 10% dos internautas sofrem deste tipo de doença;
* Os relatos da matéria são impressionantes (texto retirado do jornal):
- Um adolescente de 16 anos, por exemplo, não sai de casa a dois anos por causa da internet. O vício é tanto que fez com que ele abandonasse a escola;
- Ouro rapaz, também de 16 anos, é completamente viciado em jogos eletrônicos. A mãe reclama que ele não se alimenta e faz as necessidades fisiológicas nas calças.

O tratamento que o HC disponibiliza é gratuito, para jovens com idade entre 12 e 17 anos.

Att.
Ping

Ganhei o dia..

Bom dia..

Como todo mundo sabe, o trânsito aqui em São Paulo não anda muito bem, então, tenho lido muita coisa na ida ao trabalho e na volta pra casa. Hoje de manhã estava lendo o Diário do Comércio do dia 18 de Março de 2008, quando abro o caderno “Cidades” me deparo com a seguinte notícia: “Trânsito: GPS vai vigiar frota de onibûs da Capital”. Já fiquei interessado, depois de ler a notícia inteira fiquei contente, porque eu acho que finalmente não vou mais precisar ficar esperando até 40 minutos pra pegar o onibûs. Separei dois trechos:

O objetivo da prefeitura é exercer maior controle sobre a circulação dos veiculos, avaliação do tempo gasto em cada percurso e, no futuro, adoção de medidas que reduzem o tempo gasto em cada viagem.

Mas o mais interessante foi:
Segundo Alexandre de Moraes, após a instalação dos aparelhos será possível informar nos corredores de onibûs, por meio dos terminais eletrônicos, o horário de chegada do onibûs aguardado e, caso ocorra algum problema, o tempo médio para a regularização do serviço..

Isso sim seria muuuiittooo útil, porém, não adiantaria nada eu chegar no ponto de onibûs e descobrir que meu carro só chega daqui a 40 minutos. Seria interessante este serviço ser disponibilizado em telefones celulares por exemplo, sendo assim, eu poderia sair de casa somente quando o onibûs estivesse chegando no ponto, otimizando ao máximo meu tempo.

Att.
Ping

Eu esse o mundo que eu quero..

Boa tarde..

O blog “De Idéias à Projetos” divulgou um post chamado “Convergência e o Futuro“. Para ilustrar o conceito de convergência, o blog referenciou um vídeo sobre o projeto Ultra Mobile da Intel, o vídeo é do youtube. Vale muito a pena assistir.

Att.
Ping

GPS e Multimídia.. tendência

Boa tarde..

Estava lendo o caderno de Informática do Jornal do Comércio, fiquei impressionado com a quantidade de matéria envolvendo GSP e Multimídia, além é claro de telefone celular. Mas isso mostra que o GPS está amadurecendo no Brasil, retirei um pequeno texto da matéria “Celulares investem no GPS”:

As fabricantes de celulares também estão apostando no GPS como uma das aplicações “matadoras” nos próximos anos. A ABI Research estima que em 2008 sejam vendidos 240 milhões de telefones móveis com sistema de posicionamento global.

Com um foco um pouco menor, a questão da multimídia nos pequenos devices também é tratada extensivamente no caderno de tecnologia.

Não que isso seja surpresa, mas só confirma a onda do momento.

Att.
Ping

Grade preliminar do FISL: MECHART dia 18

Boa tarde..

Saiu a grade preliminar do Fórum Internacional do Software Livre. ATENÇÃO para a palestra ” Gráficos em Java ME através da MECHART”, com Ricardo da Silva Ogliari.. estão todos convidados..

Att.
Ping